sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bits

 

São muito comuns, em informática, termos do tipo 8 bits, 16 bits, 32 bits, etc …

Mas, qual o significado da palavra bit?

O bit (binary digit) é a menor unidade na notação binária, a menor unidade de informação que um computador entende. Um bit é um pulso eletrônico que pode representar um sinal ligado ou um sinal desligado. Pode, portanto, ser representado por um 1 ou um 0.

BitImage Sendo um computador um dispositivo eletrônico, tudo que ele faz é baseado nesses uns e zeros.

O texto a seguir foi extraído do livro Web design para não-designers, de Robin Williams e John Tollett, editora Ciência Moderna, pags. 156 e 157.

“A tela de um computador é dividida em pequenos pixels¹, ou elementos de quadro. Esses pixels ligam e desligam, branco ou preto, dependendo dos bits de informação enviados a eles.

Há muito, muito tempo, algo como 1985, os nossos monitores tinham pixels que não eram muito espertos. Eram chamados de monitores de 1-bit, porque os pixels só podiam entender um bit de informações de cada vez. Com apenas um bit de informação, um pixel só podia ser de uma de duas "cores" — preto ou branco, ligado ou desligado.

Mais tarde, os monitores e pixels ficaram mais espertos. Digamos que você tenha um monitor de 2 bits. Significa que cada pixel pode entender dois bits de informações de uma vez. Com dois bits de informações enviados a um pixel, aquele pixel poderia ser uma de quatro "cores". Ele teria estas escolhas: 1 1, 0 0, 1 0 ou 0 1. Em outras palavras, ambos os bits poderiam estar ligados, ambos os bits poderiam estar desligados, um ligado/um desligado ou um desligado/um ligado. (Uma dessas cores é sempre preta e a outra é sempre branca.)

Assim, se você tiver um monitor de 4 bits, cada pixel entende 4 bits de informações de uma vez. Com 4 bits você pode organizar aqueles 2 sinais ligado/desligado de 16 maneiras diferentes. Na ilustração a seguir, cada coluna representa um pixel, cada caixa branca representa um sinal ligado e cada caixa preta representa um sinal desligado. Cada pixel pode ter um total de quatro bits. Isso se chama profundidade de pixel.

Bit

Há uma fórmula matemática para descobrir quantas cores diferentes um pixei pode exibir. Você verá essa fórmula com freqüência, portanto pode muito bem entendê-la: cada pulso eletrônico, cada bit, fornece 2 peças de informações, um 1 ou um 0, certo? Isto é, igual a 2. Se for um monitor de 4 bits, digamos, então a fórmula é 2 (pulsos) para a 4- força (quatro bits), escrita como 24. Se você tiver esquecido a matemática do segundo grau (a maioria de nós esqueceu), esse 24 significa multiplicar 2x2, multiplicar aquilo por 2, depois por 2 (um total de quatro vezes).

Então, vamos ao ponto de tudo isso: quantas cores um pixel pode mostrar se tiver 8 bits? Bem, 28 é 256. Assim, um gráfico de 8 bits tem 256 cores. Um monitor de 8 bits só pode exibir 256 cores. Uma imagem em escala cinza (preto e branco) de 8 bits pode exibir até 256 tonalidades de cinza.

Um gráfico ou monitor de 16 bits pode exibir 65.536 cores. E uma imagem gráfica ou monitor de 24 bits pode exibir 16,7 milhões de cores. Foi fácil, não?”

Francisco Ismael Reis.

AssinaturaFundoCla_thumb[1]

24/07/2009.

 

____________

¹ menor unidade ou ponto de um monitor de vídeo cuja cor ou brilho pode ser controlado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...